quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Textos para reflexão (parte 4)

EU SEI, MAS NÃO DEVIA
Marina Colassanti

A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltado porque está na hora, a tomar café correndo porque está atrasado.A gente se acostuma a ler o jornal no ônibus porque não pode perder tempo na viagem, a comer sanduíches porque não tem tempo para almoçar.A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes, a abrir as revistas e ver anúncios, a ligar a televisão e assistir comerciais.A gente se acostuma a lutar para ganhar dinheiro, a ganhar menos do que precisa e a pagar mais do que as coisas valem.A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não a das janelas ao redor.A gente se acostuma a não abrir de todo as cortinas, e a medida que se acostuma, esquece o sol, o ar, a amplidão.A gente se acostuma à poluição, à luz artificial de ligeiro tremor, ao choque que os olhos levam com a luz natural.A gente se acostuma às bactérias da água potável, à morte lenta dos rios, à contaminação da água do mar.A gente se acostuma à violência, e aceitando a violência, que haja número para os mortos. E, aceitando os números, aceita não haver a paz.A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. A gente se acostuma para não se ralar na aspereza para preservar a pele.A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, se perde por si mesma.A gente se acostuma, eu sei, mas não devia.


EXISTE UM HOMEM

Que, quase sempre, passa o dia distante, em labuta, por um futuro melhor.Que, no fim da jornada, regressa ao lar, para levar muito carinho e, às vezes, pouco receber.Que, muitas vezes, é chamado de desatualizado.Que fica humilde quando poderia se exaltar.Que chora a distância para não ser observado. Que está sempre pronto para ofertar uma palavra orientadora.Que passa noites em claro para decifrar os segredos da vida.Que se esforça para transmitir os ensinamentos adquiridos com as naturais vicissitudes da vida.Que quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir confiança.Que vibra, se emociona, se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama.Que é tão humano e sensível que muitas vezes sente a falta do afeto que lhe é dado ocasionalmente.Que se esmera no cumprimento do dever para dar bom exemplo.Que com o coração dilacerado, endurece no julgamento dos erros daqueles que ama.Que se agiganta e deixa lembranças quando deixa para sempre de existir.Por isso nunca perca a oportunidade de devotar carinho e amizade a este homem que é SEU PAI
M. Ottoloni


FALAR HARMONIOSAMENTE

A fala é a expressão de nosso estado evolutivo.A palavra saída da boca de um homem revela sua qualidade interior.A fala é a ligação muito delicada entre o homem e seu ambiente.É muito importante para o indivíduo e para o seu ambiente que todas as pessoas cultivem a arte de falar harmoniosamente.O indivíduo poderá mudar de atitude, de comportamento, de decisão, mas a palavra que saiu de sua boca jamais poderá ser recolhida.Se sentirmos que o ambiente será afetado negativamente se falarmos determinada coisa, é preferível não falar.Muitas pessoas crêem que a sinceridade está em falar tudo que pensam.Talvez isso seja falar sinceramente, mas também é falta de tato e resulta numa desarmonia que põe a perder a própria finalidade da fala.A maior arte do falar repousa em pensar com clareza e expressar-se de forma harmoniosa, de modo a ser compreendido.Sendo corretos em pensamento, as palavras que saem de nossa boca devem ser agradáveis, suaves e de boa qualidade.
Maharishi Yogi


FATORES CAUSADORES DE SATISFAÇÃO

- Responsabilidade- Possibilidade de auto-determinação- Possibilidade de realização- Oportunidade para criar- Liberdade para errar- Possibilidade de crescimento pessoal- Estar "por dentro das coisas"- Estar sendo aceito


NÃO HÁ NADA A PERDOAR

A crença de que os outros não deveriam nos ter tratado como o fizeram é, obviamente, um erro.Em vez de ficarmos com raiva da forma como fomos tratados, precisamos aprender a ver tal tratamento de outra perspectiva. Eles fizeram o que sabiam fazer, dadas as condições de suas vidas.Aprender a perdoar envolve aprender a corrigir as más interpretações que criamos com nossa própria visão das coisas.Quando compreendermos que somos nós que fazemos acontecer tudo que ocorre em nossa existência, então estaremos numa posição de saber que até fazemos os outros acontecerem em nossas vidas para termos a quem culpar.Quando tivermos nossos pensamentos claros, chegará ao ponto em que não será mais necessário praticar o perdão. Teremos percebido que a vida é uma série de acontecimentos que criamos ou atraimos para nós mesmos.Assim, perceberemos que não há nada a perdoar, porque não há nada a julgar e ninguém para culpar. Wayne DyerQUEM AMA, VIVE NUM MUNDO DE AMOR.. QUEM É HOSTIL VIVE NUM MUNDO HOSTIL.CADA PESSOA QUE VOCE ENCONTRA REFLETE A SUA IMAGEM.QUANDO VOCÊ VAI PERCEBER, QUE NÃO HÁ NADA DE QUE PRECISE, QUE VOCÊ JÁ NÃO TENHA?


NÃO PERCA OS MOMENTOS BONS
Rubem Alves

Vou escrever rude e direto. Há ocasiões em que não há tempo para delicadezas e rodeios.Você acha que sua vida é uma droga, que ela não é nada daquilo com que você sonhou.Deixe suas queixas para quando houver real razões para elas; não estou fazendo o jogo do contente da Polianna e nem usando o argumento "muita gente está pior do que você".O jogo do contente é um jogo de mentiras e o jogo do "muita gente está pior do que você" não consola.A desgraça do outro não é razão para eu estar feliz. Estou simplesmente tentando chamar você à razão.Não é a sua vida que vai mal. É a sua alma.Da tradição Zen vem esta história que eu quero lhe contar: "Um homem estava numa floresta escura. De repente ouviu um rugido terrível. Era um tigre. Aterrorizado, ele se pôs a correr, mas caiu num precipício. No desespero da queda agarrou-se num galho e ali ficou. Foi então que, olhando para a parede do precipício, viu um pé de morango. E nele, um morango, gordo e vermelho. Estendeu o seu braço, colheu o morango e o comeu deliciosamente". E assim termina a história.Pode ser mais tarde do que você imagina. Não perca os momentos bons que a vida está lhe oferecendo, mesmo quando você se encontra em desespero. Pode chegar um momento em que você tenha que dizer: "Que pena que não comi com alegria o morango".Mas aí será tarde. Lembre-se: o passado já foi. Não há como lamentar. O futuro ainda não chegou. Só não tenha o que lamentar quando ele chegar.A única coisa que temos é o momento presente. Portanto, não perca os momentos bons.


O AUTO-RESPEITO E O RESPEITO AO OUTRO
(Ken O`Donnell)

O marido volta do trabalho de mau humor, depois de um dia ruim.A esposa preparou o jantar com muito amor, mas, acidentalmente deixa a travessa cair no chão.O marido se enfurece violentamente.OU O marido volta do trabalho depois de um dia feliz e bem sucedido.A esposa acidentalmente deixa o jantar cair no chão.O marido não se importa e ainda ajuda a limpar o chão.Nestes dois exemplos podemos ver a mesma situação externa - o jantar esparramado no chão.Contudo, reações completamente diferentes são apresentadas pelo marido diante da situação.A reação do marido nos dois casos depende de seu estado emocional, que é claramente o resultado de suas experiências durante o dia.A comida derramada não é a causa da reação do marido, mas, apenas, o estopim catalisador de um estado emocional que já existia.O primeiro marido se retira após a explosão de ira e continua criticando sua esposa mentalmente. Ainda atribui a ela a culpa por seu mal estar geral e passa algumas horas irritado. Mantém-se também a tendência dele ficar irritado nas próximas situações catalisadoras.O problema não são os acontecimentos do dia, mas as minhas fraquezas internas, que detonam as reações. Os outros podem estar me provocando a vontade, mas, se não tenho razões internas não reagirei.A primeira causa do conflito é o meu falso senso do eu. Porque julgo ser melhor do que tudo que aí está ( o que não é verdade ), tento sustentar esta ilusão, culpando a tudo e a todos pelo que me acontece. Quando não possuo esta ilusão, não sou afetado pelas circunstancias, nem pela animosidade dos outros, mantenho o auto-respeito e ainda sou capaz de influenciar positivamente os acontecimentos e as pessoas. O auto-respeito é, sobretudo, a garantia do respeito ao outro. Entretanto, como são poucas as pessoas com verdadeiro auto-respeito, precisamos estar sempre preparados para agir com compreensão e tranquilidade diante dos acontecimentos.


O DESPERTAR DOS MÁGICOS

A aventura humana tem uma finalidade.Não acontece ao homem o que ele merece, mas sim, o que se lhe assemelha.O mundo não é absurdo e o espírito humano não é de forma alguma inapto para compreendê-lo. Pelo contrário, pode ser que o espírito já tenha compreendido o mundo, mas ainda não o saiba.O homem é feito de mistérios e visões. O mundo exterior é pouco instrutivo, a menos que seja visto como um reservatório de símbolos com significações escondidasÉ evidente que o homem não tem conhecimento de si próprio à altura do que ele "FAZ". E se não o tem é porque a organização social o priva, baseado em idéias caducas.No entanto, tudo nos incita a pensar que as coisas se modificarão rapidamente. Que a agitação das massas, a formidável pressão das descobertas técnicas, o movimento das idéias, a mudança dos antigos princípios, levará o homem a sentir nascer em si mesmo a "Nova Alma" e descobrirá a liberdade de "Poder ser Causa".Deus criou-nos o menos possível. A liberdade de "Poder ser Causa", quer que o homem se refaça a si mesmo.Temos a liberdade de vir a ser, no centro de uma eternidade que É, visão do destino humano ligado à totalidade do universo.Não é a primeira vez que na história da humanidade, a consciência humana é obrigada a passar de um plano para outro. E a passagem é sempre dolorosa.Inteligência total, consciência desperta, o homem se dirige para as conquistas essenciais, no seio deste mundo em pleno renascimento. Começamos a perceber, e para sempre, que para o homem reconhecer, amar e servir apaixonadamente, o universo, de que ele é o elemento mais importante, é a única razão aceitável.
Louis Pauwels - Jacques Bergier


O PODER DE NOSSAS ESCOLHAS

Coisas ruins não são o pior que pode nos acontecer. O que de pior pode nos acontecer é NADA.Uma vida fácil nada nos ensina. No fim, é o que aprendemos o que importa: o que aprendemos e como nos desenvolvemos.Traçamos nossas vidas pelo poder de nossas escolhas. Quando nossas escolhas são feitas passivamente, quando não somos nós mesmos que traçamos nossas vidas, nos sentimos frustrados.Uma pequena mudança hoje pode acarretar-nos um amanhã profundamente diferente. São grandes as recompensas para aqueles que têm a coragem de mudar, mas essas recompensas acham-se ocultas pelo tempo.Geramos nossos próprios meios. Obtemos exatamente aquilo pelo que lutamos. Somos responsáveis pela vida que nó próprios criamos. Quem terá a culpa, a quem cabe o louvor, senão a nós mesmos? Quem pode mudar nossas vidas, a qualquer tempo, senão nós mesmos?Deus sabe que isto é verdade.
Richard Bach


O QUE ACONTECERIA SE:

· Todos os cidadãos do país passassem a fazer algo útil / produtivo.Todos que pudessem fossem voluntários a alguma atividade de interessecomunitário.Cada cidadão ajudasse os necessitados, no âmbito de suas possibilidades.Cada cidadão tivesse a postura de contribuir de alguma forma para resolver os problemas críticos do país.Conseguíssemos resgatar os valores básicos de solidariedade, cooperação, honestidade... no país como um todo. Não podemos esperar que os tempos modifiquem para que sejamos arrebatados pelas mudanças. Nós somos a mudança, nós somos o futuro.&&&&&&&&&&&&"É profundamente lamentável que o interesse dos que estão no poder para servir ao povo, faça desse povo sofrido, objeto de uso de forma tão escandalosa. Ascender ao poder público hoje em dia, não é dar prioridade às dores do povo, mas formar grupos, cartéis, de uma minoria que se serve do poder contra o povo".


O QUE É A MOTIVAÇÃO

Pode-se dizer que não se consegue motivar as pessoas, e que, paradoxalmente, é fácil desmotivá-las.Por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.Ninguém pode motivar ninguém! A motivação vem das necessidades internas de cada indivíduo e não de nossa vontade.Gostamos de atribuir aos outros, objetivos que são nossos e não da pessoa.É fácil perceber quando as pessoas estão atribuindo a outras, objetivos que na realidade são delas mesmas.É necessário entender que as necessidades e desejos das pessoas levam sua marca e que não podemos mudá-las segundo nossa vontade.Não se pode moldar as pessoas segundo planos que estejam fora delas mesmas.Por isso, é importante conhecer, identificar as necessidades e anseios das pessoas e compatibilizá-los com sua atuação frente a vida.Ademais, motivação é um fenômeno contínuo, nunca definitivamente resolvido para cada indivíduo.Cada momento motivacional é único para cada pessoa.


O QUE MOTIVA AS PESSOAS

- Reconhecimento- Ser tratado como pessoa- Ser tratado de modo justo- Ser ouvido- Desafios- Novas oportunidades- Orgulho do próprio trabalho- Condições de trabalho adequadas· Sensação de ser útil · Ser aceito como é


O TRABALHO E A VIDA

São duas as causas que freqüentemente nos impedem de sentir a "alegria de trabalhar".Uma, é a atitude mental de considerar o trabalho como "castigo", "algo que foi imposto", "algo que deve ser feito", em vez de considerá-lo algo que tomamos para nós, porque o queríamos.Quando nossa mente está dominada pela idéia de obrigatoriedade, mesmo os trabalhos mais interessantes e agradáveis acabam sendo um sacrifício.Quando não sentimos amor pelo trabalho, torna-se impossível concentrarmo-nos nele, o que vem a se constituir a segunda causa da perda da alegria de trabalhar.Nada contribui mais para a perda da força vital do que trabalharmos com a mente dispersa, pensando ao mesmo tempo em diversas coisas, em vez de concentrarmos nossa mente naquilo que estamos fazendo.Um trabalho ao qual dedicarmos nossa alma jamais nos deixará esgotado.Isto porque, em tal trabalho, quanto mais nos dedicarmos, mais a nossa VIDA se manifestará através dele.O cansaço nada mais é que o estado decorrente de não conseguirmos manifestar nossa VIDA livre e plenamente através do trabalho.Se você não gosta de seu trabalho e o executa só porque é seu dever, certamente ficará muito mais cansado do que se trabalhasse com satisfação e com amor.Se o amor não estiver presente em seu trabalho, a VIDA não estará presente, e consequentemente estaremos nos exaurindo gradativamente.
M. Taniguchi


PARE DE PROCURAR CULPADOS

Dificilmente encontraremos algo tão prejudicial à conquista de uma vida feliz quanto a nossa tendência de procurar culpados para nossas desventuras e buscar desculpas para justificar nossas desventuras.Se não somos felizes, a culpa é dos outros, dos governantes, da falta de recursos.Se não progredimos, é por causa da falta de oportunidades, da falta de instrução, da falta de apoio.O resultado dessa atitude é a acomodação e o bloqueio de qualquer oportunidade de melhoria.


PERDAS NECESSÁRIAS
Judith Viorst

As perdas são partes da vida. As perdas são necessárias porque para crescer temos de perder, não só pela morte, mas também por abandono, pela desistência.Em qualquer idade, perder é difícil e doloroso, mas só através de nossas perdas nos tornamos seres humanos plenamente desenvolvidos.As pessoas que somos e a vida que vivemos são determinadas, de uma forma ou outra, pelas nossas experiências de perda. Esta compreensão ajuda a ampliar o campo de nossas escolhas e possibilidades.Todos nós, em princípio, lutamos contra as perdas, mas as perdas são universais, inexoráveis e muito abrangentes em nossas vidas.E nossas perdas incluem não apenas separações e abandonos, mas também a perda consciente ou inconsciente, de sonhos românticos, ilusões de segurança, expectativas irreais e outras.As perdas que enfrentamos ao longo da vida, e das quais não podemos fugir são:- Que o amor de nossos pais não é só nosso.- Que nossos pais vão nos deixar, e que nós vamos deixá-los.- Que por mais sábio, belo e encantador que alguém seja ninguém tem assegurado casar e " ser feliz para sempre".- Que temos de aceitar - em nós mesmos e nos outros - um misto de amor e ódio, de bem e de mal. - Que tudo nesta vida é implacavelmente efêmero. - Que estamos neste mundo essencialmente por nossa conta.- Que somos completamente incapazes de oferecer a nós mesmos ou aos que amamos, qualquer forma de proteção contra a dor e contra as perdas necessárias.- Que nossas opções são limitadas pela nossa anatomia e pelo nosso potencial.- Que nossas ações são influenciadas pelo sentimento de culpa incutido em nós pela educação que recebemos.Examinar estas perdas permitem aceitar e modelar melhor os fatos da nossa vida.Começar a perceber com nossas perdas moldaram e moldam nossas vidas pode ser o começo de uma vida mais promissora e Feliz.

Textos para reflexão (parte 3)

PRECISA-SE DE UM AMIGO

Não precisa ser homem, basta ser humano, ter sentimentos.Não é preciso que seja de primeira mão, nem imprescindível, que seja de segunda mão.Não é preciso que seja puro, ou todo impuro, mas não deve ser vulgar.Pode já ter sido enganado ( todos os amigos são enganados).Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários.Deve gostar de crianças e lastimar aquelas que não puderam nascer.Deve amar o próximo e respeitar a dor que todos levam consigo.Tem que gostar de poesia, dos pássaros, do por do sol e do canto dos ventos.E seu principal objetivo de ser o de ser amigo.Precisa-se de um amigo que faça a vida valer a pena, não porque a vida é bela, mas por já se ter um amigo.Precisa-se de um amigo que nos bata no ombro, sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo.Precisa-se de um amigo para ter-se a consciência de que ainda se vive.
Carlos Drummond de Andrade


PROVÉRBIOS E PENSAMENTOS ORIENTAIS

"Ao morrer, o leopardo deixa a pele; o homem, seu nome"."Só chegarás a saber o que deves a teus pais, quando tiveres um filho"."Para uma amizade a dois, é necessária a paciência de um"."Com cinco anos, teu filho é teu ditador;com dez, teu escravo;com quinze, tua própria imagem; e depois, teu amigo ou teu inimigo"."No instante do encontro, começa a separação"."Se toda falha fosse apontada, não haveria possibilidade de convivência"."Só vemos nossos próprios erros, através dos olhos dos outros"."Antes de começar a reformar o mundo, dá três voltas através de tua própria casa"."Quem sorri em vez de esbravejar, é sempre o mais forte."O sorriso que dás volta para ti mesmo"."A felicidade gosta de entrar em lares onde reina o bom humor"."Para onde quer que vás, vai de todo coração".


RECEITA DE BEM VIVER DE DORIVAL CAYMMI

Em entrevista ao Jornal do Brasil, o compositor Dorival Caymmi divulgou sua receita do bem viver:Gostar de si mesmo, sem egoísmo.Apreciar as pessoas em sua volta.Cuidar da saúde física e mental.Gostar dos seus horários.Guardar na lembrança os bons momentos da vida.E não abrir mão de ser feliz.


REFLEXÕES SOBRE A VIDA

1. Não devemos depender da admiração dos outros, mas sim criar nossos próprios méritos. 2. Não podemos curar as tristezas do mundo, porém podemos escolher viver em alegria3. Não podemos escolher as circunstâncias que a vida nos impõe, mas podemos sempre escolher a maneira como reagimos a elas.4. Cada dia é uma nova vida, uma nova oportunidade de nos auto-renovarmos em tudo. 5. A atividade é indispensável à felicidade.6. As pessoas bem sucedidas não constroem castelos no ar, o que não quer dizer que não sonhem.7. Pessoas originais, que questionam, vivem melhor.8. Reconhecer a ignorância e confessá-la permanentemente é o princípio do sábio.9. Não fazer tempestade em copo d’água.10. Preservar atitudes positivas, otimistas e construtivas, sempre.


SE VOCÊ QUISER CRESCER

"O destino destina, e eu faço o resto.""Caminhante, não há caminho; o caminho se faz ao andar.""Vem vamos embora..., quem sabe faz a hora, não espera acontecer...""Se você não gosta do que está recebendo, preste atenção no que está emitindo.""Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve.""Para entender o que acontece com você, é necessário perceber as crenças que estão regulando sua vida.""É preciso reconhecer as crenças que estão governando sua vida e mudá-las.""Sinto muito, mas é assim que eu sou... Sempre fui assim... Não vou mudar agora..." é um lema fácil e um auto-engano a que você pode recorrer se não quiser crescer."O homem é, não o centro estático do mundo - como ele se julgou muito tempo - mas o eixo e flecha da evolução."Já que não podemos ser Deus, podemos querer ser o melhor de sua criação".


SERÁ QUE VOCÊ É MENOS VIOLENTO DO QUE EU ?
ARTUR DA TÁVOLA

SOU VIOLENTO QUANDO JULGO O PRÓXIMOQUANDO FALO DE CIMAQUANDO PRATICO DESAMOR.
SOU VIOLENTO QUANDO VIVO EM DISPUTAQUANDO NÃO ACEITO CONTESTAÇÃOQUANDO NÃO GANHO DA MINHA VAIDADE.
SOU VIOLENTO QUANDO CALO O PROTESTOQUANDO ME ENGANOQUANDO FUJO DE MIM. SOU VIOLENTO QUANDO SÓ QUERO O MELHOR PARA MIMQUANDO NÃO OLHO PARA OS NECESSITADOSQUANDO ACUMULO PATRIMÔNIO DESNECESSÁRIO.
SOU VIOLENTO QUANDO EXCEDO NA DIREÇÃO DO CARRO QUANDO USO A CLASSE SOCIALQUANDO ERGO MUROS DE DEFESA.
SOU VIOLENTO QUANDO DIGO O QUE PENSOQUANDO ESPERO APLAUSOS PELO QUE DIGOQUANDO NÃO ESTOU APRIMORANDO O AMOR AO PRÓXIMO.
SOU VIOLENTO QUANDO USO A INTELIGÊNCIA RECEBIDAQUANDO ESPECULO SEM PRODUZIRQUANDO DOU RAZÃO AO SISTEMA.
SOU VIOLENTO QUANDO PENSO SER ISTO TUDO APENAS DEFEITO DOS OUTROS.


TENTAR

Tentar é arriscar-se ao fracasso. Mas os riscos têm de ser corridos, pois o maior perigo na vida é não arriscar nada.A pessoa que não arrisca nada não faz nada, não tem nada e não é nada. Pode evitar o sofrimento e o pesar, mas não pode aprender, sentir, mudar, crescer, viver, amar.Acorrentado por suas certezas é um escravo. Sacrificou seu maior predicado, que é a sua liberdade individual. Só a pessoa que é livre arrisca. Para arriscar é necessário ser livre.Manter-se escondido, prender-se devido a idéias castradoras é morrer. Não deixe que isto aconteça. A sua maior responsabilidade é tornar-se tudo aquilo que você pode ser, não só em seu benefício, mas de todos.
Leo Buscaglia


TIPOS DE MOTIVAÇÃO

De um modo geral, as pessoas são levadas á ação, pelos seguintes fatores:1. Fatores externos: Um pai diz ao filho que ele precisa tirar boas notas na escola, um garoto faz algo que sua mãe mandou, um funcionário "obedece ao chefe.".2. Pressão social: Noventa por cento das pessoas trabalha porque a sociedade espera que ela trabalhe. Muitas pessoas desejam casar porque a sociedade espera isso delas, um funcionário procura progredir na empresa porque é isso que se espera dele. 3. Fatores internos: Ocasionalmente encontramos pessoas que agem por conta própria. São pessoas auto motivadas que agem em função do que julgam bom para elas e para o bem comum.São pessoas que agem, não por terem sido mandadas, ar, nem por terem sido pressionadas pelas expectativas das pessoas que a rodeiam, mas por consciência da conveniência de atingir objetivos fixados por elas próprias e pelo desejo de desfrutar dos frutos de suas realizações.


TRABALHO COM OS SONHOS
Roberto Ziemer

A nossa relação conosco e com o mundo é influenciada basicamente pela nossa mitologia pessoal - um sistema de crenças, valores e imagens organizado ao redor de um tema central.Esses mitos explicam como o mundo funciona, estabelecem vínculos do indivíduo com a sociedade e apoiam suas necessidades existenciais.Construímos a partir destes mitos, uma versão do mundo, que tomamos como sendo a realidade.Esta distorção perceptiva é conseqüência de estarmos inconscientes dos mitos que formam nossa visão das coisas.O resultado é a criação constante de conflitos entre o indivíduo e o mundo à sua volta.Compreendendo que nossa mitologia pessoal pode tanto trazer equilíbrio quanto perpetuar a dor e a confusão em nossas vidas, podemos utilizar os sonhos para:- perceber os conflitos decorrentes de nossa mitologia pessoal- aproveitar, dos elementos do mito oposto, aqueles que ofereçam alternativas à nossa visão habitual.Existem muitas possibilidades para explicar o potencial criativo dos sonhos.As principais hipóteses consideradas e estudadas atualmente são:a. os sonhos têm acesso a memórias esquecidas e a memórias apenas vagas; b. os sonhos combinam de modo novo elementos da experiência pessoal, valendo-se de símbolos poderosos e/ou imagens bizarras. Resumidamente podemos dizer que:1. Os sonhos não têm símbolos universais. 2. Nos sonhos, as ações nunca são acidentais. 3. Os sonhos contém informações importantes e desconhecidas para aquele que sonha. 4. Cada sonho nos oferece possibilidades novas de nos compreendermos. 5. Quase todo sonho revela a dinâmica de vida do sonhador. 6. A função do sonho é explorar o impacto emocional das experiências vividas. 7. Os sonhos nos revelam como nossa consciência se organiza á noite, para nos tornar conscientes de nossos sentimentos. Acredita-se que analisando os sonhos podemos compreender muito de nossos conflitos.Para isso precisamos desenvolver as seguintes habilidades:1. habilidade de reexperienciar os sentimentos vivenciados em seus sonhos. 2. reconhecer áreas de sua vida atual que suscitam emoções similares ao do sonho. 3. evitar interpretar o sonho pois isso seria segundo nossa mitologia pessoal que é a fonte do conflito. 4. ser capaz de identificar metáforas, trocadilhos e ações simbólicas, pois é desta maneira que são revelados em nossos sonhos os aspectos conflitantes de nossas vidas.


UM JEITO SAUDÁVEL DE VIVER

Construa as relações no trabalho, na família, na vida social, baseadas na igualdade, no respeito e na aceitação incondicional do outro.Busque um modo de trabalho que seja a expressão de suas aptidões, como também, fonte de alegria e realização pessoal.Elabore uma escala de valores perenes, como: verdade, liberdade bondade, justiça.Fuja de valores como: egoísmo, manipulação, consumismo.Desenvolva seu potencial intelectual e criativo.Aceite e cuide de seu próprio corpo.Viva plenamente sua sexualidade, fundada numa relação amorosa, respeitosa e responsável.Expresse livremente e adequadamente suas emoções e sentimentos.Abra-se para a transcendência e para o mistério da vida.Adquira progressivamente um sistema de vida e de fé, que dê sentido ao enigma do universo e ao fato de estarmos aqui.


UMA CONFISSÃO DE BONS PROPÓSITOS

Viver é a mais importante de todas as artes.É também o mais longo de todos os aprendizados.Ela pode, em verdade, ser trágica em seu conteúdo e meteórica em seu percurso.Rica e admirável em sua mensagem e saudosa em sua lembrança.O barro da vida clama por mãos de mestre que a moldem.Caso contrário, poderá ficar longe da grandeza para a qual estava destinada.Ganha-se a vida de graça, mas aprende-se a vivê-la de cobranças.Nunca temos o suficiente nem nunca somos na medida justa.Mesmo assim, a vida continua se dando de graça, até para os que vivem desgraçadamente.Vamos aprendendo aos percalços, nos acertos e cabeçadas, com o bem e o mal que nos tenta.Continuamos a ser, no dia a dia, até o fim, seus aplicados ou displicentes e, quem sabe, indisciplinados discípulos.Aprendemos, quando a vida nos derruba, por exemplo, que os tombos doem, até ao dia em que já sabemos como cair e não mais dramatizamos, exageradamente, os quedas que sofremos.Aprendemos, quando a vida nos afaga, que o coração gosta de ser massageado, até que descobrimos que tais satisfações são pequenas, e que só o verdadeiro grande amor nos completa.Quando a vida nos sussurra mil promessas, podemos aprender que cair numa tentação pode significar um desastroso descaminho de graves consequências. A vida é a riqueza maior que temos que, infelizmente, só a aprendemos a apreciar quando estamos quase por perdê-la.Os anos que temos foram o tempo que já ganhamos para aprender arte de fazer da vida uma fonte de felicidade e de bem aventurança para nós e para os outros.


TENTAR

Tentar é arriscar-se ao fracasso. Mas os riscos têm de ser corridos, pois o maior perigo na vida é não arriscar nada.A pessoa que não arrisca nada não faz nada, não tem nada e não é nada. Pode evitar o sofrimento e o pesar, mas não pode aprender, sentir, mudar, crescer, viver, amar.Acorrentado por suas certezas é um escravo. Sacrificou seu maior predicado, que é a sua liberdade individual. Só a pessoa que é livre arrisca. Para arriscar é necessário ser livre.Manter-se escondido, prender-se devido a idéias castradoras é morrer. Não deixe que isto aconteça. A sua maior responsabilidade é tornar-se tudo aquilo que você pode ser, não só em seu benefício, mas de todos.Leo Buscaglia

Textos para reflexão (parte 2)

APRENDENDO A "SÓ SER"
Regina M. Azevedo

Ecoa na minha cabeça a voz vibrante de Alceu Valença cantando o refrão: "A solidão é fera, a solidão devora/ É amiga da noite, prima-irmã do tempo/ E faz nossos relógios caminharem lentos/ Causando descompasso no meu coração..."De fato, quando se está desesperadamente só, o tempo custa a passar.As noites são intermináveis e em geral velamos por elas como se, ao encará-las, acelerássemos o relógio, trazendo a luz do novo dia e renovando as esperanças.Dor de solidão é visceral porque nenhum sentimento é experimentado tão intimamente.Medo, raiva, amor, alegria quase sempre são exteriorizados e compartilhados.Abandono, impotência e amargura ficam corroendo os solitários, arrastando-os ao fundo do poço como uma âncora da qual não se pode libertar.Que caminhos nos conduzem à solidão?Em muitos casos, "estar sozinho" não é sinônimo de "ser solitário".E há muita gente que experimenta a contragosto este sentimento, mesmo estando acompanhada...Há dois tipos básico de solidão:O primeiro é fruto de carências e do sentimento de abandono desenvolvido na infância, que reflete a história pessoal do indivíduo, o modelo de mundo criado a partir das experiências do seu passado.O segundo é resultante de um processo de diferenciação do ser humano: quanto mais elevado o seu nível de consciência e compreensão, maior a dificuldade de encontrar interlocutores para partilhar idéias e expectativas.Apesar de todos os seus conhecimentos, esse indivíduo se vê, aos poucos,, "falando com as paredes" e vai se fechando.Pode chegar ao extremo de tentar refrear seu desenvolvimento ou até mesmo regredir, para novamente se integrar à massa dos "simples mortais".Tentativas assim, em geral, resultam inúteis.Esse tipo de solitário precisa entender que pessoas diferenciadas existem em menor número mesmo.O remédio é persistir na procura e fluir com o tempo...


APRENDI QUE

Aprendi que ser um sucesso no trabalho não vale a pena, se isto significar ser um fracasso em casa.Aprendi que não se pode esperar que os filhos sigam nossos conselhos e ignorem nossos exemplos.Aprendi que quanto mais uma criança se sente valorizada, melhores serão os seus valores.Aprendi que as pessoas não querem conselhos, e sim compreensão.Aprendi que sou o professor mais importante do meu filho.Aprendi que a gente nunca abraça e beija filhos em excesso.Aprendi que sempre que decido com generosidade, geralmente decido certo.


ASSUMINDO O PRÓPRIO COMANDO·

Você é capaz de aceitar a si mesmo , sem se queixar? · Você é capaz de criar suas próprias raízes? · Você é capaz de dar e receber amor? · Você é capaz de evitar a ira paralisante em sua vida? · Você abandonou a protelação como estilo de vida? · Você aprendeu a errar produtivamente? · Você é capaz de apreciar e fazer humor? · Você é mais realizador do que crítico? · Você está liberto da necessidade de aprovação? · Suas motivações são mais internas do que externas? · Você é motivado pelo seu próprio potencial de crescimento?


ATRIBUTOS DO GUERREIRO

Guerreiro é aquele que visa o aprimoramento de si mesmo.Os atributos do guerreiro: • atençãoo vontade o paciência o disciplina o auto-controle o senso de oportunidade · atenção: estar atento à tudo que puder, interno e externo, para evitar equívocos, ilusões. · vontade: decorre de saber o que se quer na vida ou da vida. · paciência: é saber esperar o momento certo de cada coisa · disciplina: é esforçar-se para atingir o que se deseja. · auto-controle: é não se deixar abater internamente diante das provações. · senso de oportunidade: é saber identificar o momento certo de cada coisa.
Castanheda


AUTO-ANÁLISE

· Como me comporto socialmente? · Que idéias defendo? · Que tipo de lazer pratico? · Sou agressivo, tolerante? · Sou ousado, corajoso, nobre? · Sou mesquinho, covarde, interesseiro? · Valorizo o bem comum? · Me relaciono bem com as pessoas? · Do que realmente sou capaz? · Sou seguro do meu valor profissional? · Sei exatamente o que faço e porque faço? · Sou atualizado? · O que sei? · O que leio? · Quais são os meus reais interesses intelectuais? · Qual o nível de profundidade de minha cultura geral? · Gosto mesmo de artes, de literatura, de música? · Ou finjo gostar? · Leio e compreendo realmente o que leio? · Sei fazer e conservar amizades? · Esforço-me pelo bem dos amigos? · Interesso-me realmente pelas pessoas? · Interesso-me pelas aspirações das pessoas? · Entendo e aceito as diferenças entre as pessoas? · Gosto mesmo delas? · Sou verdadeiro, sincero, honesto? · Sou ciumento, possessivo, impulsivo? · Sou vingativo, violento, cruel? · Tenho coragem de admitir que um concorrente é melhor do que eu? · Sou capaz de abrir mão do que gosto para não magoar alguém?


BOM SENSO

HAVERÁ MOMENTO EM QUE,APESAR DE TODO TREINAMENTO PROFISSIONAL E DE TODA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA, VOCÊ PRECISARÁ DEINSPIRAÇÃOUANDO NENHUM ESFORÇO ADIANTARE SEUS PROBLEMAS NÃO SE ENQUADRAREM NAS SOLUÇÕES DISPONÍVEIS,NÃO É MÁ IDÉIA COMEÇAR CADA DIA, RENOVANDO SUA FÉPOR FAVOR, DEUS, CONCEDA-ME...A CENTELHA PARA CRIARA OUSADIA PARA INOVAR A VONTADE DE REALIZARA LIDERANÇA PARA MOTIVAR A DISCIPLINA PARA PLANEJAR A HABILIDADE PARA EXECUTAR BOM SENSO PARA CREREM SEU PODER


CITAÇÕES

"Quando eu era adolescente, meu pai era tão ignorante que eu mal conseguia suportá-lo. Mas quando me tornei adulto, fiquei espantado ao perceber o quanto ele havia aprendido em tão pouco tempo".Mark Twain"Os filhos desdenham os pais até uma certa idade , quando aos poucos se tornam parecidos com eles".L Johannot"Procuro encontrar e conhecer melhor os pais porque isto me ajuda a perdoar seus filhos".Q. Crewe"Minha mãe teve muitos problemas comigo, mas acho que ele gostou".Mark Twain"Não há problema humanos que não pudesse ser resolvido se as pessoas simplesmente seguissem meus conselhos".Gore Vidal"Os espelhos deveriam refletir um pouco antes de devolverem minha imagem"."Não adianta culpar o espelho se seu rosto está torto"."A vida é importante demais para se ficar falando a respeito".Oscar Wilde"A auto-confiança é o maior bem que um pai pode dar a um filho"."Odeio citações".( Emerson )


COMO CRIAR CONDIÇÕES PARA A MOTIVAÇÃO

- Identificar as necessidades e anseios das pessoas- Buscar o trabalho que mais atrai a pessoa- Reconhecer o bom desempenho- Facilitar o desenvolvimento da pessoa- Projetar o trabalho de modo a torná-lo atraente- Adotar um sistema de recompensas ligado ao desempenho- Garantir meios para o "feedback" positivo- Aperfeiçoar continuamente as práticas gerenciais


COMO SE FORMA A AUTO-IMAGEM

Ela sobrevêm, sobretudo, pela forma como somos tratados, especialmente, nos cinco primeiros anos.É evidente que a influência maior vem dos pais, mas de uma maneira geral, de todos aqueles cuja opinião respeitamos: professores, amigos, etc.Toda criança necessita saber-se estimada pelos pais para desenvolver um sentimento adequado de valor pessoal.Aliás, é necessário distinguir o que a criança faz daquilo que ela é. Certos pais prejudicam a auto-imagem em formação ao dizerem frases como: "Você não tem jeito mesmo. É um desastrado". "Por que você bateu em seu irmão? Você é um malvado". Se você passou por experiência semelhante, pode ter formado uma auto-imagem distorcida, negativa. Nesse caso é possível que não se sinta satisfeito consigo mesmo. Poderá ter dificuldades no relacionamento com os outros. Acreditará que não o estimam, por baixa opinião de si mesmo."Muitas pessoas carecem de auto-confiança por ignorarem a força de sua própria personalidade. Aquele porém que conhece o poder de sua personalidade, sabe valorizar a presença alheia e participa, lado a lado, com a realização da missão de cada um".


CONSTRUINDO SEU FUTRO

- Definir seu objetivo de vida é essencial para que você consiga criar seu futuro.- Depois, fazer boas escolhas, é a coisa mais importante que você precisa para criar o futuro desejado.- Se você não cria seu futuro, alguém vai criá-lo para você. E talvez você não goste desse futuro.- Visualizar o futuro pode ser uma forma de melhorar o presente.- Você é um viajante pelo tempo criando seu futuro.- O condutor de sua nave nesta viagem pelo tempo é você mesmo.


CRESCIMENTO ATRAVÉS DAS PERDAS
JUDITH VIORST

As perdas são partes da vida. As perdas são importantes porque para crescer temos de perder, abandonar, desistir.A estrada de desenvolvimento humano é pavimentada com renuncia. Durante toda a vida crescemos desistindo. Abrimos mão de alguns dos nossos mais profundos vínculos com pessoas muito queridas. Abrimos mão de alguns dos nossos mais profundos sonhos, relacionamentos, desejos, expectativas.Temos de enfrentar o fato de que jamais seremos tudo que gostaríamos de ser. Que jamais teremos tudo que gostaríamos de ter.Abrimos mão de algumas ilusões mais profundas sobre nós mesmos. Por mais inteligentes que sejamos, temos de perder.Nós temos de concordar: perder é muito difícil e doloroso. Consideremos, entretanto, que só através das perdas nos tornamos seres humanos verdadeiros, plenamente desenvolvidos.Na verdade, para compreendermos a vida, as nossas vidas, precisamos analisar como enfrentamos nossas perdas. As pessoas que somos e a vida que vivemos são determinadas pela maneira de enfrentamos nossas perdas.Mas olhar para as perdas é ver como estão definitivamente ligadas ao crescimento, ao auspicioso Ganhar Perdendo, ao começo de uma vida com sabedoria.


CUIDANDO DO TRABALHO

Cada momento na vida é uma oportunidade de aprendizado.Cada experiência enriquece nossa vida.Somos diretores de uma peça teatral magnífica, e cabe a nós fazermos que cada momento de nossa vida seja representado com verdadeira inspiração.Através do trabalho, ao qual dedicamos boa parcela de nossa existência, é que temos a oportunidade de manifestar todas nossas qualidades, tornando nossa vida rica e significativa.Quando colocamos toda nossa energia no nosso trabalho, ele nos proporciona um sentido de realização que nenhuma outra atividade pode nos dar.Quanto mais nos importarmos com nosso trabalho, quanto mais desafios assumirmos, mais compensador e gratificante será estarmos vivos.Se o trabalho não desempenha esta função saudável em nossa vida, pode ser que não estejamos dedicando toda a nossa atenção a ele.A atitude de cuidar, de dar importância ao nosso trabalho, passa a ser uma poderosa força de motivação que nos permite encarar até as tarefas mais difíceis com disposição.Quando enxergamos nosso trabalho como um meio de enriquecer nossa existência, podemos encontrar nele uma das razões de viver e não somente um meio de sobreviver.
M. Taniguchi


DEPOIS DE ALGUM TEMPO VOCÊ APRENDE

Que amar não significa apoiar-se.Que companhia nem sempre significa segurança.Que beijos não são contratos.E presentes não são promessas.Que realmente pode suportar as dores.Que é realmente forte.E o que realmente tem valor.Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,Em vez de esperar que alguém lhe traga flores.


DESAPEGO

Perguntaram, certa vez, a santo Ignácio de Loyola quais seriam os seus sentimentos se o papa viesse a suprimir a Companhia de Jesus. "Um quarto de hora de oração", respondeu ele "e não pensaria mais nisso".Esta é a mais difícil de todas as mortificações - atingir uma "santa indiferença" pelo êxito ou fracasso da obra a que dedicamos nossas melhores energias.Se ela triunfa, muito bem; se ela fracassa, muito bem também, ainda que para nossa mente limitada e ligada ao tempo seja inteiramente incompreensível."Por um homem sem paixões entendo um homem que não permite que nem o bem nem o mal lhe perturbe a sua paz interior, mas antes, se harmoniza com o que lhe acontece e não aumenta a sua soma de mortalidade". ( Tchuang-tse )


DINHEIRO E MOTIVAÇÃO

Muitos administradores tendem a colocar o dinheiro no topo da escala de motivadores.Já os cientistas da escola comportamentalista tendem a colocá-lo nos últimos níveis dessa escala.Nenhum dos pontos de vista talvez esteja certo.Em primeiro lugar porque, o dinheiro, como tal, tende a ser mais importante para os jovens, principalmente para aqueles que estão constituindo família, e ainda têm muitas necessidades não atendidas.Para as pessoas que já atingiram seus objetivos de vida, no sentido de suas necessidades, o dinheiro talvez já não seja assim tão importante.O dinheiro é um instrumento imediato para a obtenção de um padrão "mínimo" de vida, embora este padrão tenda a se elevar à medida que a pessoa fica mais rica.Por exemplo, uma pessoa que antes se satisfazia com uma casa pequena e um automóvel simples, pode agora querer uma casa maior e um automóvel de luxo.Entretanto, não podemos generalizar sequer nestes termos. Para algumas pessoas, o dinheiro sempre será da máxima importância, enquanto para outras talvez jamais o seja.

Textos para reflexão (parte 1)

A ACOMODAÇÃO NOSSA DE CADA DIA
Antônio Roberto Soares

Há alguns anos atrás, eu acreditava que as circunstâncias externas eram realmente 100% responsáveis pelo sofrimento das pessoas.Hoje penso bastante diferente, porque as mesmas circunstâncias em que algumas pessoas optam pela loucura, outras optam pelo crescimento, pela mudança, pela renovação.Jamais poderia deixar de ver os aspectos negativos da realidade. Conheço-os bem e sei de suas terríveis influências.Mas a questão que se coloca para cada um é:· O que você vai fazer com isto? · Qual é a sua posição após constatar a falência de tudo ao seu redor? · Quais são, ainda, os seus sonhos, seus desejos, suas lutas, após isso tudo? Quando se deseja realmente algo, do fundo do coração, alguma coisa se faz para alcançá-lo e nasce a alegria só de tentá-lo.A acomodação é a forma mais sutil de deterioração e morte, mas, de todos os cantos do mundo estão surgindo apelos de mudança diante da realidade.Pessoas apáticas, queixosas, revoltadas apenas no falar, estão dando lugar a um novo tipo de pessoas: pessoas que a par dos seus limites e das dificuldades da realidade, querem tentar, pois acreditam verdadeiramente que é preferível morrer vivendo do que viver morrendo.E a esperança? É a antítese da doença da acomodação.É a crença de que enquanto estivermos vivos, podemos descobrir novos rumos, novos caminhos, novas maneiras de lidarmos com o mundo.Todas as pessoas são responsáveis pelas suas escolhas e enquanto estivermos vivos, estaremos escolhendo sempre.Cada vez que compareço ao trabalho estou escolhendo trabalhar alí.Cada vez que me relaciono com alguém, estou escolhendo relacionar-me com aquele alguém.Cada vez que decido continuar vivendo como estou vivendo, sou responsável por isso.E se as escolhas que faço permanecem me fazendo sofrer, quem é o responsável?As circunstâncias ou eu?


A AUTODETERMINAÇÃO

Não podemos nos encontrar no outros.Não podemos viver para os outros, não podemos ser o que os outros querem que sejamos, porque o que desejam não é o que somos. Esta é uma verdade tão simples, no entanto, é talvez a maior causa do sofrimento e luta psicológica humanaMuitas vezes é mais simples para nós tornarmo-nos o que os outros desejam, mas, ao fazê-lo, renunciamos aos nossos sonhos, abandonamos nossas esperanças, passamos por cima de nossas necessidades.Isto faz com que nos sintamos fracos, impotentes, sem um ego verdadeiro.Possuímos tudo que é necessário para nos tornarmos o que somos. Inicialmente devemos nos aceitar como somos, com todo nosso potencial.Devemos seguir nossos impulsos em direção à auto-realização de uma forma pacífica, paciente e disciplinada.Munidos da ousadia para voltarmos para dentro e nos livrarmos da tirania das vontades dos que nos cercam, devemos determinar nosso caminho.O amor não pode ser justificativa para dominação. Há uma expressão verdadeira que diz: "Use as coisas, ame as pessoas." É assustador como muitas pessoas fazem justamente o contrário em nome do amor: pais que usam os filhos, maridos que usam as esposas, educadores que usam os alunos , radicais que usam a sociedade.Usam as vidas dos outros para afirmar a própria natureza e valor.A dominação em um relacionamento, não importa a que título, jamais será amor."O maior bem que podemos fazer para a humanidade, é nossa própria auto-realização"


A BUSCA

O homem busca nos livros o segredo da existência, mas não sabe que é em si mesmo, que guarda a revelação que procura.Há no homem um elemento perene, onde estão todas as respostas, onde reside seu verdadeiro SER e onde ele se sente verdadeiramente protegido.Aquele que apesar de olhar para dentro de si e não encontrar senão trevas, fraquezas e vaidade, não deve cair em ceticismo amargo.Ele tem que olhar, sem tréguas, sempre mais profundamente no âmago de seu ser, até que comece a perceber sinais que devem ser recolhidos suavemente para que cresçam e transponham o limiar da mente até atingir o EU SUPERIOR.Há, entretanto, momentos na vida , que o homem desfruta da revelação da sua natureza superior mas deixa passar indiferente, preferindo continuar a viver livremente ao sabor de seus desejos inferiores.Nestes momentos o homem deveria se lembrar de sua alta linhagem: um ser infinitamente superior à mãe natureza que lhe deu vida, pois tudo que é grande e belo, lembra que o homem nasceu para ser eterno.Paul Brunton


A CHAVE PARA O SUCESSO

Todos nós desejamos ardentemente ter sucesso em nossas vidasSeja você advogado, médico, engenheiro, homem de negócios, pai de família, seja lá o que for, o denominador comum a toda pessoa bem sucedida é o bom relacionamento com as pessoas.Diversos estudos demonstram que, se você sabe se relacionar bem com as pessoas, terá percorrido em torno de 70% do caminho do sucesso.O Carnegie Institute of Tecnologie analisou as características de 10.000 pessoas bem sucedidas e chegou à conclusão de que 30% do sucesso se deve ao treinamento técnico, à inteligência e à habilidade no trabalho. Os outros 70% obedecem a fatores de personalidade e habilidade de se relacionar com pessoas.Ao comparar os rendimentos daqueles graduados que haviam demonstrado uma habilidade marcante no relacionamento com as pessoas, constatou-se que eles ganhavam cerca de 15% a mais que aqueles catalogados como "inteligentes" e cerca de 33% a mais que aqueles que registravam uma baixa pontuação em personalidade.


O ALGO MAIS
Luiz Almeida Marins

Seja capaz de se relacionar e captar a confiança das pessoas.Esteja sempre disponível e preparado para esforços extras.Invista mais em suas competências duráveis.Lembre-se que sucesso obtido no passado não garante nada.Tenha disposição para assumir riscos.Ajude a sua empresa a lidar com suas reais necessidades.E saiba que a maior recompensa, não é o que o homem ganha com o seu trabalho, mas o que se torna através dele.


A ESSÊNCIA DA DOR

O homem é um ser que se amargura.Causam-lhe decepções e desilusões, não só as pessoas com as quais convive, mas também muitos acontecimentos em sua vida: o emprego que perde, a promoção que não chega, o amigo que o decepciona, o vizinho que o atormenta, o inquilino que não lhe paga, o sócio que o ludibria, o filho que é indolente, a mulher que não o compreende, o marido que a abandona, os cataclismos nacionais e internacionais. O homem sofre, sobretudo porque não consegue realizar seus desejos: a esperada viagem, a compra da casa ideal, o carro dos seus sonhos, o sítio onde criaria galinhas, e assim por diante.Amargura-se porque não pode pagar o aluguel, comer um pouco melhor ou simplesmente vestir-se com mais apuro.Como sofre o homem nos seus desejozinhos!Desejos aparentemente tão fáceis de se satisfazerem, mas que satisfeitos, prenunciam desejos maiores, insaciáveis, que o acompanham pela vida afora, fazendo dele o ser amargurado que é.Angustiado, faz novenas, promessas aos santos, pedidos ao anjo da guarda; acompanha ladainhas, canta hinos, persigna-se com água benta, engole hóstias e sermões, lê desesperadamente, tudo aceita e incorpora, e quanto mais fortifica o Eu, mais acrescenta em sofrimento, porque é da natureza do ego o conflito, a perturbação.Comumente desamparado de recursos psíquicos para descer ao fundo de si mesmo, fica o homem na sua superfície, onde vãmenete se debate e grita, na tentativa de resolver seus problemas dolorosos: "Senhor! Como ei de mudar este meu marido que bebe desta maneira?" "Meu Deus! Eu quisera uma melhor posição na vida!"No desespero, corre à magia dos azares, no anseio pela sorte: vai às casas lotéricas, compra bilhetes, joga nos números, e sonha, durante as horas que precedem a "extração", com os "seus" milhões.Imagina longamente, quase num orgasmo, o que faria com o dinheirão, fica repentinamente generoso, e quer, pelo pensamento e coração, agradar aos céus, para que o favoreça e dele não se esqueça. "Eu daria tanto para uma obra de caridade, edificaria um abrigo para os velhinhos desamparados, ajudaria o mano velho, coitado, compraria a casinha que mamãe sempre sonhou..."Tão generoso fica naqueles momento, porém, se ganha, e às vezes, desgraçadamente, ganha, esquece de tudo e só de si se lembra.Na fartura, mais hipertrofia o Eu, para doer, dourado e farto, o mesmo que antes doía, faminto e opaco.O homem é uma entidade que dói, na pobreza ou na riqueza, na ignorância como na erudição, no anonimato como na fama, na saúde e na doença, na prisão e na liberdade.Seja quem for, esteja onde estiver, a sós ou acompanhado, o homem sofre, o homem dói, inclusive quando canta e ri porque canta quase só tragédias, e quando ri, comprime as lacrimais e se debulha em lágrimas.Tem momentos de alegria, embora poucos, mas nestes já se lembra do sofrimento que passou, surpreende-se alegre e de novo fica triste.O homem chora. Como chora! Se para chorar não tem motivos atuais, procura-os, cria-os, inventa-os: assiste a novelas lacrimosas, à filmes tristes, vai a velório e penaliza-se, mergulha na saudade daquele que morreu, e chora: "Ah! Coitado, tão moço!" "Ah! A vovó, tão velhinha!"E chora o homem, pelo homem que morreu na tristeza de morrer, de aqui deixar.Só, desamparado, o homem chora de pena de si mesmo, na morbidez da auto-compaixão.Pode a vida, acaso, aliviar a dor que ao homem consubstancia?Pode sim. O alívio, o bálsamo, o lenitivo ao homem chega quando ele se entrega à vida, sem malícia, em cândida inocência, sem apegos, em total entrega..Se disto for capaz, terá a benção do alívio, do nirvana, do paraíso.Isto é consequência de um ato de fé. Contudo, a palavra fé vem sempre carregada de significados, qualificações, conotações, atributos que lhe alteram a essência.O estado de espírito que enseja o alívio é um estado, um estar, um ser, sumamente receptivo, isento de resistência.Nele, o homem intensifica em si a força que o vivificou no mundo, ao tempo que se deixa por ela permear.Quando o faz num total despreendimento, com entrega, com fé, a vida dele cuida.Ao homem cumpre estar receptivo, entreaberto ao cosmo, da mesma forma que a flor se entreabre ao sol para nutrir-se, vivificar e produzir frutos.Entretanto, o homem fica com o que é, sem nenhuma idéia de vir-a-ser. Fica como é, sem nenhuma noção de como deveria ser.Fica num estado passivo, não objetiva nada, não colima fim algum, nada quer mudar porque a nada avalia.A vida ajuda, balsamiza e alivia a dor do homem, quando este lhe oferece a oportunidade de o fazer.Em geral, o homem passível de receber a ajuda da vida encontra-se aflito, perturbado. E nessa perturbação, não pode entender o que vida pode lhe oferecer.Ela quer favorecê-lo, mas ele está ansioso, amargurado, cheio de desejos irrealizados e frustrações, a tudo resistindo, a tudo querendo alterar e mudar.Neste estado de angústia, não pode enxergar nem escutar o que a vida lhe quer mostrar.Na contrição do intenso egocentrismo, fechado hermeticamente, não pode a vida nele penetrar e energizá-lo.A vida é a energia que o criou e mantém o cosmo. Está no brilho das estrelas, no vento que perpassa, na semente que brota, na árvore que frutifica, no homem que nasce, que vem a luz.Essa energia implanta-se e se estabelece quando o homem se faz receptivo, quando está em paz, em perfeito "estado de fé", sem nenhuma resistência à vida, àquilo que É.


A GRANDE JORNADA

A vida é uma grande jornada e cada um de nós tem apenas uma única chance para realizá-la.Ao nascer, recebemos uma grande dádiva - a vida - no entanto, a maioria de nós, terá tão pouco respeito por ela que alcançaremos o momento da morte sem nunca termos vivido.A maior tragédia da vida é o fato de a maioria dos seres humanos morrerem antes de terem vivido plenamente.Todos nós, no entanto, faremos nossa única jornada, cada qual a sua maneira.Elie Wiesel nos diz que quando morrermos e formos ao encontro de nosso Criador, a pergunta que nos será feita não é porque não nos tornamos um líder famoso ou um profissional bem sucedido.A pergunta será, simplesmente, por que não nos tornamos a pessoa plenamente ativa, realizada, que somente nós tinhamos o potencial para nos tornar.Então, nosso desafio é claro. Mas, por onde começamos? Iniciamos no momento presente. Começamos com o bem mais precioso e único que pode nos conduzir á nossa humanidade plena. Começamos com nós mesmos.A pessoa que somos agora, contém todo potencial necessário para nossa plena realização que nos satisfará. Faça nascer a cada dia a beleza da tua existência.


A IMPORTÂNCIA DA AUTODETERMINAÇÃO

Não podemos viver para os outros.Não podemos ser o que os outros querem que sejamos.Muitas vezes é mais fácil tornarmo-nos o que os outros desejam, mas, ao fazê-lo, renunciamos aos nossos sonhos.Realmente somos a nossa felicidade.Esta é uma verdade tão simples, mas é a causa de muito sofrimento humano.Possuímos tudo que precisamos para nos tornarmos o que potencialmente somos.Tudo que precisamos é aceitar isso.Devemos aceitar-nos como somos, com todo nosso potencial.Devemos dar impulso em direção à auto-realização, de uma forma pacífica, paciente e disciplinada.Com muita ousadia devemos nos voltar para dentro e livrarmo-nos da tirania da exterioridade.Não devemos ser mais simplesmente manipulados por forças poderosas. Nós somos a força poderosa.Mas não devemos ter o desejo de controlar, possuir ou dominar.Devemos determinar o nosso caminho. Influenciar as circunstâncias bem como estarmos à sua mercê.Não podemos fugir disso. Ou estaremos nos enganando.


A LIBERDADE DE SER LIVRE

Uma pessoa preocupada com a opinião dos outros não é livre.Uma mente preocupada com o que poderá acontecer ou deixar de acontecer no futuro também não é livre.Menos livre é a mente apegada ao passado, às realizações ou insucessos passados.Para sermos verdadeiramente livres, precisamos ultrapassar nossos condicionamentos culturais. Libertar-nos para sermos nosso verdadeiro "EU".Esta é a liberdade que o mundo mais precisa hoje.O livre arbítrio exige uma mente livre, não uma mente condicionada pelos medos e pelos apegos.Mas, antes que fiquemos demasiadamente eufóricos, devemos lembrar que não existe a certeza de que vamos mesmo ter sucesso na liberação de nossa mente desse poderoso condicionamento.Podemos dizer , na verdade, que o trabalho real - o trabalho de despertar a nós mesmos - é um trabalho que está apenas se iniciando e que exige um considerável trabalho interior, uma formidável tarefa de auto-liberação.


A MEDITAÇÃO

Embora seja prática comum no oriente há milênios, só recentemente a ciência ocidental começou a pesquisar esse fenômeno através de técnicas científicas.Existem dois tipos básicos de meditação: no primeiro, o indivíduo se concentra em um objeto, pensamento, som ou outra qualquer sensação interna ou externa, com a qual tenta se fundir.No outro, ele procura esvaziar a mente de pensamentos, idéias, recordações.As pesquisas demonstram que durante a meditação há uma diminuição das taxas de metabolismo basal, respiração, fluxo sanguíneo e consumo de oxigênio, além de um aumento das ondas alfa no cérebro e maior relaxamento.Os efeitos psicológicos relatados são múltiplos: recordação de experiências, aumento da capacidade de abstração e, sobretudo uma sensação interior de paz.Segundo estudos realizados por meio de encéfalogramas, na técnica zen de meditação a percepção do mundo exterior é mantida.Para que a meditação surta efeito, às vezes são necessários muito anos de prática. Ela vem acompanhada de um clareamento mental ou a da chamada "iluminação" que colocaria o indivíduo num outro nível de consciência.A isso acrescentam-se um estado de exaltação moral, uma sensação de elevação e tranquilidade.Ao lado disso, surge uma consciência de vida eterna - não a consciência de que ele vai tê-la, mas a consciência de que ele já a possui.Essa forma de transfiguração já foi relatada inúmeras vezes por indivíduos de diversas épocas e religiões e indica que a meditação permite insights de partes mais profundas da consciência


A MUDANÇA NECESSÁRIA
Robert Ornstein

A consciência humana mudou muito pouco nos últimos 10.000 anos.Nossa consciência ainda reage, com respostas adequadas, a quando vivíamos em perigo diante de predadores.Ela desconsidera, em parte, os efeitos das mudanças ocorridas no ambiente.Não é mais necessária a postura "atacar ou fugir", como faziam nossos ancestrais, para sobreviverem.Isso nos leva a afirmar que esta é a era da "reeducação"; uma era em que, se não tomarmos consciência de nossa própria evolução, tornaremos a vida pior do que pode ser. Será uma época de evolução, de tomada de consciência.


A VERDADE

A porta da verdade estava aberta, mas só deixava passarmeia pessoa de cada vez.Assim não era possível atingir toda a verdade,porque a meia pessoa que entravasó trazia o perfil de meia verdade.E sua segunda metadevoltava igualmente com meio perfil.E os dois meios perfis não coincidiam.Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.Chegaram a um lugar luminosoonde a verdade esplendia seus fogos. Era dividida em duas metades,diferentes uma da outra.Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.As duas eram totalmente belas.Mas carecia optar. Cada um optou conformeseu capricho, sua ilusão, sua miopia.
Carlos Drumond de Andrade


A VERDADEIRA LIBERDADE

Para entender o que é liberdade, é necessário entender o que cria o sentimento de escravidão.O sentimento de escravidão decorre de apego à crenças, hábitos, pessoas e características da própria personalidade.Há escravidão decorrente da tentativa de atender expectativas alheias.Há escravidão decorrente das próprias fraquezas internas.Há escravidão decorrente da necessidade de consumo, produzida pela mídia.Há escravidão decorrente da necessidade de atender regras sociais.As escravidões, em geral, foram adquiridas. Não fazem parte da natureza original do SER.Conhecendo a origem e a natureza das escravidões, posso diminuir consideravelmente seus efeitos.Esta reconquista interna conduz à auto-soberania.Com a auto-soberania, desenvolvo minha individualidade, ressalto qualidades que me são próprias e ganho o respeito das pessoas.Com a auto-soberania exerço maior poder sobre meus pensamentos, palavras, ações, tempo e energia, e, consequentemente, maior influência sobre o ambiente onde vivo.Esta reconquista interna nos conduz ao SER original: alegre, pacífico, amorável, compassivo.


A VIDA PRESENTE

Não serei o poeta de um mundo caduco.Também não cantarei o mundo futuro.Estou preso à vida.Olho meus companheiros, nutrem esperanças.O presente é tão grande, não nos afastemos.Vamos de mãos dadas.Não serei cantor de uma mulher, de uma história,não direi os suspiros ao anoitecer,não fugirei para as ilhas,nem serei raptado por serafins. O tempo é a minha matéria: o tempo presente,os homens presentes, a vida presente. Carlos Drummond de Andrade


ACEITAÇÃO
( SWAMI DAYANANDA )

Tome as pessoas como elas são.Se você não gosta ou despreza alguém,traga essa pessoa para sua mente, veja essa pessoa como ela é.Apenas aprecie a pessoa como ela é,sem desprezo, sem desgostoVocê tem de se descondicionar,ser uma pessoa, não uma personalidade.Você é uma pessoa, não uma personalidade.Olhe para seus pais.Seu pai: aceite essa pessoa como ela é.Sua mãe: aceite essa pessoa como ela é.Aceite-os com suas limitações, suas virtudes.Por trás de suas exigências existe sempre amor.Um amor que deseja que você seja grande,seja alguma coisa, seja feliz.Eles têm um ideal em você.Bem, eles são humanos, portanto aprecie o seu amor,seja grato a eles.Pelo menos há quem se preocupe com o seu bem estar.Aceite-os como eles são.Se pode comunicar-se com eles, comunique-se.Se quiser que haja mudanças em seus comportamentos, tente mudá-los, mas por favor, tome-os como eles são.Olhe para seu parceiro de vida.Tome essa pessoa como ela é.Sua aparência, suas habilidades, sua maneira de ser,suas emoções, seus conhecimentos, sua história,tome essa pessoa como ela é.Aqui está a pessoa com quem você partilha sua vida.Não é importante que você a tome como ela é?Pode haver uma vida feliz se a pessoa não étomada como ela é?Quando você exige, você não compreende.Quando rejeita, também não compreende.Tome a pessoa como ela é e descobrirá,que você tem todo o amor para compreender.Nessa aceitação você descobriráuma atmosfera de amorna qual todas as mudanças,mudanças miraculosas, são possíveis.Seus filhos: olhe para eles como pessoas independentes.Eles não são partes de você.Cada um é uma pessoa independente,com corpo, mente e alma.Olhe-as como pessoas independentes que estão crescendo sob seu amor, cuidado e proteção.Tome-os como eles são e faça o que deve ser feito.Cada um tem suas limitações, suas virtudes.Veja você mesmo como você é.Uma pessoa simples, consciente e apreciativa.Isto é o que você é.E você deve ser esta pessoa em qualquer situação.Se esta pessoa deseja, ela é criativa.Se esta pessoa questiona, é porque o questionamento é fascinante.Esta pessoa é simples, amorosa,compreensiva, compassiva, prestativa, generosa,naturalmente, de acordo com a situação.Tome seu corpo físico como ele é.A altura do corpo: não há nada errado nela.O peso do corpo: se quer reduzí-lo, faça alguma coisa para isso,mas aceite o corpo como ele é.A cor do corpo, jovem ou velho,homem ou mulher,tome o corpo como ele é.Não existe o que possa ser chamado de corpo bonito ou feio.Existe apenas um corpo vivoe você tem este corpo vivo, você é responsável por este corpo vivo.Se ele não é saudável, faça-o saudável, faça o que puder.Sinta-se feliz por ter este corpo. Aceite-o como ele é.Aceite sua mente.Seus humores, suas mudanças,apenas aceite-a como ele é.Seus conhecimentos, suas limitações, aceite-os.Entretanto, aprenda e continue aprendendo.


AÇÕES ATRATIVAS DOS LÍDERES

As descobertas de Montagner revelam que as crianças que se tornam líderes usam ações atrativas e não, agressivas, para conquistarem o apoio do grupo.Os líderes reais - aqueles que são seguidos naturalmente - não são jovens Rambos. Não são os que batem, gritam, ameaçam. Ao contrário, os jovens líderes naturais são aqueles que oferecem atrativos, aplaudem, sorriem, estendem a mão, cedem passagem e assim por diante.Talvez os adultos possam aprender algo a respeito de liderança com as crianças. Que são as expressões de cordialidade, compreensão e amizade que produzem os líderes.


ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS GRANDES LÍDERES

1. São orientadas de forma realística. 2. São centralizadas no problema.3. Aceitam a si mesmas e as outras pessoas por aquilo que são.4. São expontâneas em pensamento, emoções e comportamento.5. São autônomas, independentes e capazes de permanecerem verdadeiras a si mesmas. 6. Possuem estrutura de caráter democráticas e não discriminam status, raça ou religião.7. Possuem sentido de ética altamente desenvolvido.8. Possuem um senso de humor não hostil, bem aceito.9. Possuem grande fundo de criatividade.10. Resistem ao conformismo total às regras.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Frases para reflexão (parte 4)

“Abre a tua boca; julga retamente, e faze justiça aos pobres e aos necessitados.” Provérbio bíblico.

“Melhor é o pobre que anda na sua integridade, do que o perverso de lábios e tolo.” Provérbio bíblico.

“Confia no Deus eterno de todo o seu coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.” Provérbio bíblico.

“A bênção do Deus Eterno traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la.” Provérbio bíblico.

“Porque o caminho dos Homens estão perante os olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas.” Provérbio bíblico.

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbio bíblico.

“Que te direi, filho meu? e que te direi, ó filho do meu ventre? e que te direi, ó filho dos meus votos?” Provérbio bíblico.

“Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas.” Provérbio bíblico.

“Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz.” Provérbio bíblico.

“A vida é muito curta para ser gasta nutrindo animosidade ou registrando erros.”
Charlotte Brontë

“É preferível a visão clara da realidade do que a cegueira de uma ilusão.”

“Nα vidα, quem perde o telhαdo gαnhα αs estrelαs.”

“É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.”
Antoine de Saint-Exupéry

“Quem diz que o dinheiro compra tudo está à venda”.
Georges Najjar Jr

“Só desiste da luta quem desconhece o sabor da vitória!”

“Até um bombeiro que convive com chamas extremas, se queima com o fogo de um simples palito de fósforo.”

“Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui. O verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais.”
Charlie Chaplin

“Algumas vezes as circunstâncias exigem decisões impossíveis.”
Dan Brown

“Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço.”
Cecília Meireles

“Quando houver mais de uma explicação, a mais simples em geral é a certa.”
Dan Brown

“Quando não souber bem o que dizer, apenas diga!”
Dan Brown

“O verdadeiro homem não é aquele que extravasa sua força física, mas sim aquele que domina sua força interior.”

“Já não adianta mais mudar o mundo para salvar nossas crianças, e sim mudar nossas crianças para salvar o mundo.”
Roniam Tercosmo

“Para um planeta sustentável basta você não sustentar seu consumismo.”
Roniam Tercosmo

“Quando as crianças comandarem o mundo, ai sim teremos um planeta justo, honesto e verdadeiramente divertido.”
Roniam Tercosmo

“O amanhã não me dá medo, porque vi o ontem e me encanta o hoje”.
William Allen White

“Gosto daquilo que me desafia. O fácil nunca me interessou, já o obviamente impossível sempre me atraiu - e muito”.
Clarice Lispector

“Entre o sim e o não só há um caminho: escolher”.
Clarice Lispector

“Um desejo sem ousadia deixa a desejar”.
Georges Najjar Jr

“Eu sou assim, quero tudo e quero agora! Uns chamam de mimada, mas eu prefiro decidida...” Clarice Lispector.

“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”
Clarice Lispector

“Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.”
Clarice Lispector

“Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”
Clarice Lispector

“Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar.”
Clarice Lispector

“Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.”
Clarice Lispector

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.”
Clarice Lispector

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca.”
Clarice Lispector

“É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.”
Clarice Lispector

“Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.”
Clarice Lispector

“E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar.”
Clarice Lispector

“Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.”(A Hora da Estrela)
Clarice Lispector

“Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.”
Clarice Lispector

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.”
Clarice Lispector

“Olhe, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras. Sou irritável e firo facilmente. Também sou muito calmo e perdôo logo. Não esqueço nunca. Mas há poucas coisas de que eu me lembre.”
Clarice Lispector

“Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação.”
Clarice Lispector

“Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.”
Clarice Lispector

“Que minha solidão me sirva de companhia.que eu tenha a coragem de me enfrentar.que eu saiba ficar com o nadae mesmo assim me sentircomo se estivesse plena de tudo.”
Clarice Lispector

Frases para reflexão (parte 3)

"Antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa." Provérbio chinês.

"Quando erguemos a vista não vemos fronteiras." Provérbio japonês.

"Em dia de vitória ninguém fica cansado." Provérbio árabe.

"Faça na hora certa e nada tema." Provérbio Iídiche.

"Caia sete vezes, levante-se oito." Provérbio japonês.

"Melhor é acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão." Provérbio chinês.

"Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado." Constituição Nacional inglesa (século XVIII).

"Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimônio." Código de Hamurabi (Constituição Nacional da Babilônia, decretada pelo rei Hamurabi, que a concebeu sob inspiração divina, século XVII a. C.)

"A mulher que se negar ao dever conjugal deverá ser atirada ao rio." Constituição Nacional Suméria, civilização mesopotâmica, século XX a.C.

"Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um Deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar de seu marido; se este morrer, de seus filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria." Leis de Manu, Livro Sagrado da Índia.


"Não há cólera mais violenta que a das mulheres; mais vale habitar entre leões e serpentes que viver com uma mulher colérica." Eclesiastes, Bíblia.

"O idiota fala, o tolo discute, o sábio escuta..." Provérbio Oriental

"Quem se senta ao fundo do poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno." Provérbio hindu.

“Meu filho, escute o que teu pai te ensina e preste atenção no que sua mãe diz.” Provérbio bíblico.

“Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.” Provérbio bíblico.

“Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Provérbio bíblico.

“O homem violento alicia o seu vizinho, e guia-o por um caminho que não é bom.”Provérbio bíblico.

“Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal.” Provérbio bíblico.

“A sorte se lança no regaço; mas do Senhor procede toda a disposição dela.” Provérbio bíblico.

“O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente.” Provérbio bíblico.

“Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune.” Provérbio bíblico.

“Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos.” Provérbio bíblico.

“A estrada dos retos desvia-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua vida.” Provérbio bíblico.

“O entendimento, para aquele que o possui, é uma fonte de vida, porém a estultícia é o castigo dos insensatos.” Provérbio bíblico.

“Lábios justos são o prazer dos reis; e eles amam aquele que fala coisas retas.” Provérbio bíblico.

“Na luz do semblante do rei está a vida; e o seu favor é como a nuvem de chuva ser o dia.” Provérbio bíblico.

“O que atenta prudentemente para a palavra prosperará; e feliz é aquele que confia no Senhor.” Provérbio bíblico.

“O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa.” Provérbio bíblico.

“Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.” Provérbio bíblico.

“Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quanto mais excelente é escolher o entendimento do que a prata!” Provérbio bíblico.

“Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele.” Provérbio bíblico.

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.” Provérbio bíblico.

“O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos.” Provérbio bíblico.

“Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor.” Provérbio bíblico.

“O apetite do trabalhador trabalha por ele, porque a sua fome o incita a isso.” Provérbio bíblico.

“O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.” Provérbio bíblico.

“O sábio de coração será chamado prudente; e a doçura dos lábios aumenta o saber.” Provérbio bíblico.

“Quando fecha os olhos fá-lo para maquinar perversidades; quando morde os lábios, efetua o mal.” Provérbio bíblico.

“A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbio bíblico.

“Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos.” Provérbio bíblico.

“Melhor é o pouco com justiça, do que grandes rendas com injustiça.” Provérbio bíblico.

“Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo.” Provérbio bíblico.

“O furor do rei é mensageiro da morte; mas o homem sábio o aplacará.” Provérbio bíblico.

“Coroa de honra são as cãs, a qual se obtém no caminho da justiça.” Provérbio bíblico.

“O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal.” Provérbio bíblico.

“O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o saber nos seus lábios.” Provérbio bíblico.

“Abre a tua boca a favor do mudo, a favor do direito de todos os desamparados.” Provérbio bíblico.

“Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.” Provérbio bíblico.

“O ódio provoca brigas, mas o amor perdoa todas as transgressões.” Provérbio bíblico.

“Uma língua suave é a árvore da vida, mas a língua perversa quebranta o espírito.” Provérbio bíblico.

“Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quanto mais excelente é escolher o entendimento do que a prata.” Provérbio bíblico.