terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dúvidas frequentes da Língua Portuguesa (parte 2)

8 - TER TRAGO / TER TRAZIDO

Muitas vezes ouvimos alguém dizer: - Eu deveria ter trago o livro. O certo é dizer: Eu deveria ter trazido o livro.
Comentário: Existem os
verbos abundantes. Possuem dois particípios (regular/irregular): trazido/trago, imprimido/impresso, matado/morto etc. Com o regular, devemos usar ter e com o irregular devemos usar ser. Por exemplo, ter matado/ ser morto;

9 - IR AO ENCONTRO / IR DE ENCONTRO

Ir ao encontro: a) Em favor de. "A tua resolução veio ao encontro dos meus desejos." Na direção de: Caminhou ao encontro do amigo.
Ir de encontro quer dizer em contradição com; contra. Exemplo: "O carro foi de encontro ao muro."

10 - XEROX / XÉROX

Xerox ou xérox? As duas pronúncias estão corretas. Devemos nos atentar apenas para o acento. Usando tais palavras estaremos incorrendo em metonímia: a marca pelo produto. Cópia ou fotocópia poderá substituir.

11 - RECORDE / RÉCORDE

Recorde ou "récorde": a pronúncia correta é com a sílaba tônica na penúltima sílaba, pois a palavra não possui qualquer acento gráfico para classificá-lo como proparoxítona. A mesma regra é aplicada à palavra rubrica. Veja que não tem acento gráfico.

12 - COMO ESCREVER AS HORAS?

A maneira correta de escrever as horas é assim: 18h52. Só se coloca min (e sem ponto) quando tiver segundos: 15h42min10. Observaram que não precisou do "s" também, não é? A escrita de metro deve ser "m" somente, nada de 10 mts.

13 - DUZENTAS GRAMAS OU DUZENTOS GRAMAS?

A segunda opção é a correta, pois o sistema de medidas é masculino: quilogramas, gramas etc.

14 - COMO ESCREVER “A PARTIR DE” E “BIFE A CAVALO”?

É comum se ver escrito em anúncios o "a" com acento indicativo de crase, todavia a regra dispõe que diante de verbo e de palavras masculinas não ocorre crase.

15 - QUANDO USAR “A” OU “HÁ”?

O "a" usa-se quando se referir ao futuro, o "há" refere-se ao passado. Exemplo: 1) Daqui a dois dias farei a prova. 2) Há dois dias não o vejo, que quer dizer "faz dois dias que não o vejo". Nunca use "fazem dois dias", beleza?

16 - VER / VIR

Está certo falar "se eu ver a Maria"? Não, está errado. O correto falar é "se eu vir a Maria ou se eu a vir".

17 - ASSISTIR “O FILME” OU “ASSISTIR AO FILME”?

O certo é "assistir ao filme", pois o verbo assistir nesse caso é transitivo indireto. É transitivo direto quando significar ajudar, prestar assistência: "O médico assistiu o
paciente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário