PRECISA-SE DE UM AMIGO
Não precisa ser homem, basta ser humano, ter sentimentos.Não é preciso que seja de primeira mão, nem imprescindível, que seja de segunda mão.Não é preciso que seja puro, ou todo impuro, mas não deve ser vulgar.Pode já ter sido enganado ( todos os amigos são enganados).Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários.Deve gostar de crianças e lastimar aquelas que não puderam nascer.Deve amar o próximo e respeitar a dor que todos levam consigo.Tem que gostar de poesia, dos pássaros, do por do sol e do canto dos ventos.E seu principal objetivo de ser o de ser amigo.Precisa-se de um amigo que faça a vida valer a pena, não porque a vida é bela, mas por já se ter um amigo.Precisa-se de um amigo que nos bata no ombro, sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo.Precisa-se de um amigo para ter-se a consciência de que ainda se vive.
Carlos Drummond de Andrade
PROVÉRBIOS E PENSAMENTOS ORIENTAIS
"Ao morrer, o leopardo deixa a pele; o homem, seu nome"."Só chegarás a saber o que deves a teus pais, quando tiveres um filho"."Para uma amizade a dois, é necessária a paciência de um"."Com cinco anos, teu filho é teu ditador;com dez, teu escravo;com quinze, tua própria imagem; e depois, teu amigo ou teu inimigo"."No instante do encontro, começa a separação"."Se toda falha fosse apontada, não haveria possibilidade de convivência"."Só vemos nossos próprios erros, através dos olhos dos outros"."Antes de começar a reformar o mundo, dá três voltas através de tua própria casa"."Quem sorri em vez de esbravejar, é sempre o mais forte."O sorriso que dás volta para ti mesmo"."A felicidade gosta de entrar em lares onde reina o bom humor"."Para onde quer que vás, vai de todo coração".
RECEITA DE BEM VIVER DE DORIVAL CAYMMI
Em entrevista ao Jornal do Brasil, o compositor Dorival Caymmi divulgou sua receita do bem viver:Gostar de si mesmo, sem egoísmo.Apreciar as pessoas em sua volta.Cuidar da saúde física e mental.Gostar dos seus horários.Guardar na lembrança os bons momentos da vida.E não abrir mão de ser feliz.
REFLEXÕES SOBRE A VIDA
1. Não devemos depender da admiração dos outros, mas sim criar nossos próprios méritos. 2. Não podemos curar as tristezas do mundo, porém podemos escolher viver em alegria3. Não podemos escolher as circunstâncias que a vida nos impõe, mas podemos sempre escolher a maneira como reagimos a elas.4. Cada dia é uma nova vida, uma nova oportunidade de nos auto-renovarmos em tudo. 5. A atividade é indispensável à felicidade.6. As pessoas bem sucedidas não constroem castelos no ar, o que não quer dizer que não sonhem.7. Pessoas originais, que questionam, vivem melhor.8. Reconhecer a ignorância e confessá-la permanentemente é o princípio do sábio.9. Não fazer tempestade em copo d’água.10. Preservar atitudes positivas, otimistas e construtivas, sempre.
SE VOCÊ QUISER CRESCER
"O destino destina, e eu faço o resto.""Caminhante, não há caminho; o caminho se faz ao andar.""Vem vamos embora..., quem sabe faz a hora, não espera acontecer...""Se você não gosta do que está recebendo, preste atenção no que está emitindo.""Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve.""Para entender o que acontece com você, é necessário perceber as crenças que estão regulando sua vida.""É preciso reconhecer as crenças que estão governando sua vida e mudá-las.""Sinto muito, mas é assim que eu sou... Sempre fui assim... Não vou mudar agora..." é um lema fácil e um auto-engano a que você pode recorrer se não quiser crescer."O homem é, não o centro estático do mundo - como ele se julgou muito tempo - mas o eixo e flecha da evolução."Já que não podemos ser Deus, podemos querer ser o melhor de sua criação".
SERÁ QUE VOCÊ É MENOS VIOLENTO DO QUE EU ?
ARTUR DA TÁVOLA
SOU VIOLENTO QUANDO JULGO O PRÓXIMOQUANDO FALO DE CIMAQUANDO PRATICO DESAMOR.
SOU VIOLENTO QUANDO VIVO EM DISPUTAQUANDO NÃO ACEITO CONTESTAÇÃOQUANDO NÃO GANHO DA MINHA VAIDADE.
SOU VIOLENTO QUANDO CALO O PROTESTOQUANDO ME ENGANOQUANDO FUJO DE MIM. SOU VIOLENTO QUANDO SÓ QUERO O MELHOR PARA MIMQUANDO NÃO OLHO PARA OS NECESSITADOSQUANDO ACUMULO PATRIMÔNIO DESNECESSÁRIO.
SOU VIOLENTO QUANDO EXCEDO NA DIREÇÃO DO CARRO QUANDO USO A CLASSE SOCIALQUANDO ERGO MUROS DE DEFESA.
SOU VIOLENTO QUANDO DIGO O QUE PENSOQUANDO ESPERO APLAUSOS PELO QUE DIGOQUANDO NÃO ESTOU APRIMORANDO O AMOR AO PRÓXIMO.
SOU VIOLENTO QUANDO USO A INTELIGÊNCIA RECEBIDAQUANDO ESPECULO SEM PRODUZIRQUANDO DOU RAZÃO AO SISTEMA.
SOU VIOLENTO QUANDO PENSO SER ISTO TUDO APENAS DEFEITO DOS OUTROS.
TENTAR
Tentar é arriscar-se ao fracasso. Mas os riscos têm de ser corridos, pois o maior perigo na vida é não arriscar nada.A pessoa que não arrisca nada não faz nada, não tem nada e não é nada. Pode evitar o sofrimento e o pesar, mas não pode aprender, sentir, mudar, crescer, viver, amar.Acorrentado por suas certezas é um escravo. Sacrificou seu maior predicado, que é a sua liberdade individual. Só a pessoa que é livre arrisca. Para arriscar é necessário ser livre.Manter-se escondido, prender-se devido a idéias castradoras é morrer. Não deixe que isto aconteça. A sua maior responsabilidade é tornar-se tudo aquilo que você pode ser, não só em seu benefício, mas de todos.
Leo Buscaglia
TIPOS DE MOTIVAÇÃO
De um modo geral, as pessoas são levadas á ação, pelos seguintes fatores:1. Fatores externos: Um pai diz ao filho que ele precisa tirar boas notas na escola, um garoto faz algo que sua mãe mandou, um funcionário "obedece ao chefe.".2. Pressão social: Noventa por cento das pessoas trabalha porque a sociedade espera que ela trabalhe. Muitas pessoas desejam casar porque a sociedade espera isso delas, um funcionário procura progredir na empresa porque é isso que se espera dele. 3. Fatores internos: Ocasionalmente encontramos pessoas que agem por conta própria. São pessoas auto motivadas que agem em função do que julgam bom para elas e para o bem comum.São pessoas que agem, não por terem sido mandadas, ar, nem por terem sido pressionadas pelas expectativas das pessoas que a rodeiam, mas por consciência da conveniência de atingir objetivos fixados por elas próprias e pelo desejo de desfrutar dos frutos de suas realizações.
TRABALHO COM OS SONHOS
Roberto Ziemer
A nossa relação conosco e com o mundo é influenciada basicamente pela nossa mitologia pessoal - um sistema de crenças, valores e imagens organizado ao redor de um tema central.Esses mitos explicam como o mundo funciona, estabelecem vínculos do indivíduo com a sociedade e apoiam suas necessidades existenciais.Construímos a partir destes mitos, uma versão do mundo, que tomamos como sendo a realidade.Esta distorção perceptiva é conseqüência de estarmos inconscientes dos mitos que formam nossa visão das coisas.O resultado é a criação constante de conflitos entre o indivíduo e o mundo à sua volta.Compreendendo que nossa mitologia pessoal pode tanto trazer equilíbrio quanto perpetuar a dor e a confusão em nossas vidas, podemos utilizar os sonhos para:- perceber os conflitos decorrentes de nossa mitologia pessoal- aproveitar, dos elementos do mito oposto, aqueles que ofereçam alternativas à nossa visão habitual.Existem muitas possibilidades para explicar o potencial criativo dos sonhos.As principais hipóteses consideradas e estudadas atualmente são:a. os sonhos têm acesso a memórias esquecidas e a memórias apenas vagas; b. os sonhos combinam de modo novo elementos da experiência pessoal, valendo-se de símbolos poderosos e/ou imagens bizarras. Resumidamente podemos dizer que:1. Os sonhos não têm símbolos universais. 2. Nos sonhos, as ações nunca são acidentais. 3. Os sonhos contém informações importantes e desconhecidas para aquele que sonha. 4. Cada sonho nos oferece possibilidades novas de nos compreendermos. 5. Quase todo sonho revela a dinâmica de vida do sonhador. 6. A função do sonho é explorar o impacto emocional das experiências vividas. 7. Os sonhos nos revelam como nossa consciência se organiza á noite, para nos tornar conscientes de nossos sentimentos. Acredita-se que analisando os sonhos podemos compreender muito de nossos conflitos.Para isso precisamos desenvolver as seguintes habilidades:1. habilidade de reexperienciar os sentimentos vivenciados em seus sonhos. 2. reconhecer áreas de sua vida atual que suscitam emoções similares ao do sonho. 3. evitar interpretar o sonho pois isso seria segundo nossa mitologia pessoal que é a fonte do conflito. 4. ser capaz de identificar metáforas, trocadilhos e ações simbólicas, pois é desta maneira que são revelados em nossos sonhos os aspectos conflitantes de nossas vidas.
UM JEITO SAUDÁVEL DE VIVER
Construa as relações no trabalho, na família, na vida social, baseadas na igualdade, no respeito e na aceitação incondicional do outro.Busque um modo de trabalho que seja a expressão de suas aptidões, como também, fonte de alegria e realização pessoal.Elabore uma escala de valores perenes, como: verdade, liberdade bondade, justiça.Fuja de valores como: egoísmo, manipulação, consumismo.Desenvolva seu potencial intelectual e criativo.Aceite e cuide de seu próprio corpo.Viva plenamente sua sexualidade, fundada numa relação amorosa, respeitosa e responsável.Expresse livremente e adequadamente suas emoções e sentimentos.Abra-se para a transcendência e para o mistério da vida.Adquira progressivamente um sistema de vida e de fé, que dê sentido ao enigma do universo e ao fato de estarmos aqui.
UMA CONFISSÃO DE BONS PROPÓSITOS
Viver é a mais importante de todas as artes.É também o mais longo de todos os aprendizados.Ela pode, em verdade, ser trágica em seu conteúdo e meteórica em seu percurso.Rica e admirável em sua mensagem e saudosa em sua lembrança.O barro da vida clama por mãos de mestre que a moldem.Caso contrário, poderá ficar longe da grandeza para a qual estava destinada.Ganha-se a vida de graça, mas aprende-se a vivê-la de cobranças.Nunca temos o suficiente nem nunca somos na medida justa.Mesmo assim, a vida continua se dando de graça, até para os que vivem desgraçadamente.Vamos aprendendo aos percalços, nos acertos e cabeçadas, com o bem e o mal que nos tenta.Continuamos a ser, no dia a dia, até o fim, seus aplicados ou displicentes e, quem sabe, indisciplinados discípulos.Aprendemos, quando a vida nos derruba, por exemplo, que os tombos doem, até ao dia em que já sabemos como cair e não mais dramatizamos, exageradamente, os quedas que sofremos.Aprendemos, quando a vida nos afaga, que o coração gosta de ser massageado, até que descobrimos que tais satisfações são pequenas, e que só o verdadeiro grande amor nos completa.Quando a vida nos sussurra mil promessas, podemos aprender que cair numa tentação pode significar um desastroso descaminho de graves consequências. A vida é a riqueza maior que temos que, infelizmente, só a aprendemos a apreciar quando estamos quase por perdê-la.Os anos que temos foram o tempo que já ganhamos para aprender arte de fazer da vida uma fonte de felicidade e de bem aventurança para nós e para os outros.
TENTAR
Tentar é arriscar-se ao fracasso. Mas os riscos têm de ser corridos, pois o maior perigo na vida é não arriscar nada.A pessoa que não arrisca nada não faz nada, não tem nada e não é nada. Pode evitar o sofrimento e o pesar, mas não pode aprender, sentir, mudar, crescer, viver, amar.Acorrentado por suas certezas é um escravo. Sacrificou seu maior predicado, que é a sua liberdade individual. Só a pessoa que é livre arrisca. Para arriscar é necessário ser livre.Manter-se escondido, prender-se devido a idéias castradoras é morrer. Não deixe que isto aconteça. A sua maior responsabilidade é tornar-se tudo aquilo que você pode ser, não só em seu benefício, mas de todos.Leo Buscaglia
Nenhum comentário:
Postar um comentário